Os mitos foram as primeiras tentativas de entender o mundo, estando presentes em diversas culturas. Possivelmente, o mais fascinante é o deslumbrante universo dos heróis e deuses da mitologia grega.
Fonte de ensinamento moral entre os gregos, os mitos mostram de forma educativa as condutas que as pessoas devem ter, montando um quadro social e cultural. Hoje, estes mitos continuam vivos na imaginação do homem moderno, trazendo na forma de filmes, jogos e novos romances, as histórias destas aventuras clássicas e majestosas. Verdadeiros contos de heroísmo. É o caso do filme, O ladrão de raios, baseado no primeiro livro da série, Percy Jackson e os Olimpianos.
O filme, assim como o romance, narra à história de Percy Jackson, Percy é o apelido dado em diminutivo para o nome do herói grego que matou a Medusa, Perseu. O garoto descobre que no mundo existem realmente os antigos deuses gregos, e eles estão nos EUA, pois eles se deslocam sempre para o território que abriga a nação mais poderosa do mundo, um dia foi a Grécia clássica, depois o império romano e por fim os EUA. E todas as criaturas míticas, são imortais, retornam ao mundo depois de terem sido mortas, e também passam a abrigar diversos pontos dos EUA.Os deuses, não mudaram muito seu jeito de ser, e ainda acabam tendo diversos relacionamentos com os mortais, os seres humanos, gerando assim os meio sangues, ou semi deuses.Estes , possuem diversos problemas durante sua vida, como serem perseguidos por monstros constantemente.
Percy se vê nesta situação, filho divino de um dos deuses do Olimpo, ele é levado para o acampamento meio sangue, onde os filhos semi divinos dos deuses são treinados para serem heróis, com o acampamento sendo administrado pelo centauro Quiron. Mas o jovem recém descoberto semideus descobre ser mais especial do que ele pensava, pois os três maiores deuses do Olimpo, haviam feito um pacto de não mais gerar meio sangues, pois seus filhos nascem poderosos demais, e o ultimo parece ter provocado uma das piores guerras que a humanidade já travou. Os deuses mais poderosos são Zeus, o senhor dos céus e dos raios, Hades, o deus dos mortos e do mundo inferior e Poseidon, o deus dos mares, este ultimo, pai de Perseu Jackson.
A continuidade da história é uma aventura eletrizante, onde o Jovem filho de Poseidon, se junta ao Sátiro Glover e a filha de Atena, deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth, para encontrar o ladrão do raio mestre de Zeus, cujo Percy é acusado de ser o culpado, visto que surgiu no momento em que o raio mestre desapareceu, e sendo filho de um dos três grandes deuses!
A empolgante aventura cita diversas referências aos fantásticos mitos que um dia fizeram o ser humano aprender a reconhecer os arquétipos das emoções primais do ser humano: Vingança, amor, desejo, amizade, ódio… E assim constrói uma maneira de recontar a trajetória dos heróis e deuses da mitologia, aproveitando-se da magia do cinema e introduzindo os heróis fictícios modernos como o próprio protagonista filho de Poseidon, Percy Jackson.
Baixou comente
Nenhum comentário:
Postar um comentário